terça-feira, 15 de setembro de 2015

Portugueses pelo escritório

Existem alguns comportamentos típicos portugueses com os quais não me identifico. Estão muito longe da minha forma de ser. Agora que sou mãe, isso é ainda mais exponenciado.
Falemos no comportamento típico de escritório. Os diz que disse, os segredos, as conversas de corredor, as aparências que contam tanto ou mais do que a competência... Tudo isso me irrita e procuro fugir o mais possível. Mas nem sempre dá.
Uma das críticas que me fazem frequentemente a nível profissional é o facto de não me saber vender. Têm razão, não sei. O que é isto de não me saber vender? É não me dar com as pessoas certas, não ser amiga de x ou y porque convém, não mostrar mais do que aquilo que efectivamente sou. Realmente, sou péssima nisso. Mas entretanto fui alertada que, caso queira evoluir na carreira, terei de me esforçar um pouco mais para me vender. Bem sei que me vão dizer que estas coisas fazem parte, é mesmo assim, etc. Eu sei. Mas tenho muita dificuldade. Soa-me tudo a falso. E eu detesto falsidade.
Com a maternidade as minhas prioridades mudaram, a minha forma de ver o mundo, também. Apetece-me chegar à beira de algumas pessoas e dizer-lhes que há tão mais vida para além das intriguices de escritório, que há coisas tão mais importantes... Porém, enquanto as relações pessoais/de conveniência se sobrepuserem à competência, bem... Então tenho muito que aprender e dar da perna.

Sem comentários: